Por que Casulo?

    Quando criamos o Projeto, faltava um nome para ele. Queríamos algo atrativo, que ao mesmo tempo representasse o que queríamos transmitir. 

    Após algumas ideias levantadas, decidimos: Casulo.

    Casulo veio da comparação entre a metamorfose da borboleta, com as mudanças que ocorrem na adolescência.

    Para se tornar borboleta, há todo um processo (larva- lagarta -casulo- rompimento do casulo-  borboleta), se uma etapa deste processos falhar, adeus borboleta.

    Tornar- se adolescente é bem parecido. As etapas do processo são a infância, puberdade e adolescência. Após a adolescência vem o resultado final do processo: a fase adulta (a borboleta da metamorfose)

    O adolescente precisa passar por todas essas etapas. Ele passará pela perda do seu corpo infantil, assim como a lagarta passou, ao romper o casulo. O adolescente perderá os pais da infância, e o papel que tinha na sociedade. 

    Como assim? Vamos explicar: o pai que fazia tudo por ele, passará a dá - lo mais autonomia, assim como  a lagarta(antes protegida pelo casulo) ao sair dele, precisa começar a pensar em suas habilidades de voos. Pois quando se tornar borboleta, terá que voar sozinha.

    Na sociedade, se a criança é vista como um ser em desenvolvimento, ao entrar na adolescência começa a preparação deste jovem para a vida adulta. Pois na vida adulta, espera- se responsabilidade, autonomia, mercado de trabalho, e afins. Assim como na borboleta, já formada, espera-se que ela voe mundo afora…

    Se uma dessas etapas apresentar falhas, o adolescente não chegará a tão almejada fase adulta. 

    A proposta do Casulo é oferecer suporte nesta etapa de transição da infância para a adolescência, entendendo que nesta passagem há um despertar da sexualidade, e que este despertar é motivo de tabu, o Casulo se dispõem a oferecer um espaço de escuta e orientação, para que a sexualidade seja vivenciada de maneira leve, natural, espontânea, assim como o voo das borboletas.





 


Sexualidade versus sexo

Orientação sexual é incentivar a fazer sexo.”

“Sexualidade e sexo são a mesma coisa.”

“Não posso nem pensar em contar na minha casa que vou aprender sobre sexualidade”.


Cá entre nós, eu aposto que você já pensou, falou, ou ouviu alguém dizer alguma dessas frases?

Você acha mesmo que sexualidade e sexo é “tudo igual”?

Tá a fim de descobrir? De forma resumida, porque sabemos que “textão” vocês não leem. (Também já fomos adolescentes).

Se sim, bora lá!

Bem, o sexo, no sentido de ato sexual ,se refere aos órgãos genitais: relação sexual, carícias e estimulação nos órgãos genitais, masturbação.

Já a sexualidade,  não se limita ao ato sexual, a sexualidade é ampla! Ela inclui a identidade de gênero, a orientação sexual, os relacionamentos afetivos, a atração física e emocional, o respeito mútuo, a saúde sexual, entre outros aspectos. 

Viu só quanta coisa! Falar sobre sexualidade promove a autodescoberta, previne gravidezes indesejadas, infecções sexualmente transmissíveis (IST's), abuso sexual e pedofilias. 

Agora me diga, para quê tabu, sendo que se trata de um assunto que só traz melhorias para nós? 

Nos ajude a quebrar esse tabu. Como? Falando sobre sexualidade. Estamos aqui por você, queremos te ouvir.

Xixi e menstruação saem pelo mesmo caminho?

Hoje vamos falar sobre uma dúvida de muitas meninas, e mulheres adultas também!

Ou vocês acham que todas as adultas conhecem seu corpo 100%? Que nada!

A dúvida é a seguinte: O xixi sai pelo mesmo buraquinho da menstruação? A menstruação sai pelo mesmo buraquinho do xixi? Que buracos são esses???

Bem,  esses buraquinhos (que são 2), ficam na vulva.  Que é um órgão externo que abriga "esses buracos". O buraquinho do xixi é chamado de uretra, enquanto o da menstruação é chamado de vagina. 

Então, meninas e mulheres, não fazemos xixi pela vagina. Pela vagina sai a menstruação, alguma secreção vaginal, até mesmo um bebê (em caso de parto normal). O xixi sai exclusivamente pela uretra. 

Pra não esquecer, uma imagem que ilustra bem:

Até a próxima!!!




Faitec 2023


O grupo Casulo é formado por três integrantes, cujos nomes são Bruce , Cilene e Edina. Foi criado com intuito de ser apresentado na Faitec 2023, um projeto que realiza a junção de tecnologia e psicologia. Representa o auxílio para alunos da ONG Casa Do Caminho, que acolhe crianças e adolescentes no contraturno escolar, oferecendo diversas atividades dentro do esporte, arte, cultura, auxílio com tarefas escolares, idiomas e valores sociais. A instituição recebe doações e ajuda da comunidade para se manter e ter um ambiente aconchegante e afetivo para os usuários. Nos visite na feira de tecnologia e empreendedorismo da Fai -  Centro de ensino superior.

 

O grupo Casulo tem como objetivo simplificar o que foi estereotipado como complexo e caiu em tabu, por vezes um assunto debatido em lugares com poucas pessoas, entre amigos ou no primeiro romance. Por outras idealizado como o assunto que não podemos mencionar em família ou em uma roda de conversa com adultos. Facilitando o acesso a informações seguras, verídicas e com embasamento científico a proposta é deixar de lado frases como “eu acho que é assim”, “eu vi em um vídeo no tik tok que era desse jeito”, “na internet fala que está certo”. E substituirmos por “eu sei que deste meio está correto”, “eu posso dizer não e por vezes eu devo dizer não”. Além do que já é mencionado comumente, queremos idealizar a ideia de quais são os limites do próprio corpo, de forma leve e única.