Por que Casulo?

    Quando criamos o Projeto, faltava um nome para ele. Queríamos algo atrativo, que ao mesmo tempo representasse o que queríamos transmitir. 

    Após algumas ideias levantadas, decidimos: Casulo.

    Casulo veio da comparação entre a metamorfose da borboleta, com as mudanças que ocorrem na adolescência.

    Para se tornar borboleta, há todo um processo (larva- lagarta -casulo- rompimento do casulo-  borboleta), se uma etapa deste processos falhar, adeus borboleta.

    Tornar- se adolescente é bem parecido. As etapas do processo são a infância, puberdade e adolescência. Após a adolescência vem o resultado final do processo: a fase adulta (a borboleta da metamorfose)

    O adolescente precisa passar por todas essas etapas. Ele passará pela perda do seu corpo infantil, assim como a lagarta passou, ao romper o casulo. O adolescente perderá os pais da infância, e o papel que tinha na sociedade. 

    Como assim? Vamos explicar: o pai que fazia tudo por ele, passará a dá - lo mais autonomia, assim como  a lagarta(antes protegida pelo casulo) ao sair dele, precisa começar a pensar em suas habilidades de voos. Pois quando se tornar borboleta, terá que voar sozinha.

    Na sociedade, se a criança é vista como um ser em desenvolvimento, ao entrar na adolescência começa a preparação deste jovem para a vida adulta. Pois na vida adulta, espera- se responsabilidade, autonomia, mercado de trabalho, e afins. Assim como na borboleta, já formada, espera-se que ela voe mundo afora…

    Se uma dessas etapas apresentar falhas, o adolescente não chegará a tão almejada fase adulta. 

    A proposta do Casulo é oferecer suporte nesta etapa de transição da infância para a adolescência, entendendo que nesta passagem há um despertar da sexualidade, e que este despertar é motivo de tabu, o Casulo se dispõem a oferecer um espaço de escuta e orientação, para que a sexualidade seja vivenciada de maneira leve, natural, espontânea, assim como o voo das borboletas.